Endovet Centro Médico Veterinário

16 3632-2778 16 3632-2193 24 horas

O que é piometra?

A Piometra é uma infecção que ocorre no útero de cadelas e gatas após a hiperplasia (aumento) cística das glândulas existentes no útero em decorrência da exposição ao hormônio progesterona, que está presente em grande concentração durante e logo após cada cio.
Essa hiperplasia (aumento) ocorre de maneira progressiva em cada cio, havendo então a presença de secreção no útero, e que durante o período do cio pode ocorrer a entrada de bactérias no útero, contaminando essa secreção e desenvolvendo a piometra. As bactérias geralmente estão presentes na região vaginal da fêmea e entram através da cérvix uterina.

A Piometra pode ser de Cérvix Aberta ou de Cérvix Fechada, ou seja, pode haver secreção que saí pela vagina ou não. Ambas são graves e exigem intervenção rápida do médico veterinário. Em geral os pacientes são submetidos à procedimento cirúrgico de urgência para retirar os ovários e útero e com isso evitar que o quadro clínico se agrave, por ser a cirurgia considerada curativa na maioria dos casos.

O médico veterinário diante da suspeita de piometra irá tomar as providências para realizar o diagnóstico e a partir do histórico clinico e dos sinais clínicos da paciente ele irá realizar a melhor conduta para cada caso. Sempre atento às várias alterações metabólicas e renais severas que podem ocorrer nos animais em quadro de endotoxemia, que colocam em risco a vida do paciente. A castração precoce das fêmeas sempre será indicada para evitar essa patologia, já que a piometra tem altíssima ocorrência em fêmeas não castradas.

Elaine Francisco Buzeli
CRMV SP 11632