Endovet Centro Médico Veterinário

16 3632-2778 16 3632-2193 24 horas

MEU CACHORRO COMEU O QUÊ?

É muito frequente na rotina clínica a chegada de pacientes com suspeita de ingestão de corpos estranhos. Podem ter queixa de vômitos muito frequentes, salivação, inapetência e em alguns casos até com dificuldade em respirar.
Em geral o proprietário presenciou um corpo estranho sendo ingerido ou percebeu que algo do ambiente que foi mastigado ou sumiu. Gravetos, ossos, bolinhas de borracha, grandes sementes de frutas e até pedras podem ser encontradas nos casos de corpos estranhos, além de roupas e pedaços de plástico. Os gatos podem ingerir barbantes ou fios que se prendem na base da língua e se estendem até o intestino.

Os corpos estranhos podem se alojar em vários segmentos: no céu da boca (passa a pata na boca para tentar retirar), na região da orofaringe (comprometendo a respiração); na região do esôfago, e quando nesta região o animal faz movimentos constantes de deglutição; no estômago (vômitos persistentes) e no intestino (os sinais variam em função do segmento intestinal obstruído).

Quando há suspeita de corpo estranho o médico veterinário irá tomar as providências de realização de exames para fechar o diagnóstico (exames de sangue, exames de raio X e ultrassom à critério do quadro clínico), para então corrigir o problemas com mais precisão e usando a melhor indicação de procedimento para cada caso.
Sempre observe seu animal e leve ao veterinário quando perceber que ingeriram algo anormal, ele irá buscar o melhor caminho para reestabelecer a saúde do seu pet.

Elaine Francisco Buzeli
CRMV SP 11632