Endovet Centro Médico Veterinário

16 3632-2778 16 3632-2193 24 horas

Exames laboratoriais e sua importância

Os exames laboratoriais são de extrema importância para prevenir e auxiliar o médico veterinário, no diagnóstico de diferentes patologias que o seu pet possa apresentar.
Além de que os exames laboratoriais auxiliam o clínico veterinário no melhor tratamento ao seu paciente,
São vários os tipos de exames laboratoriais, sendo os mais comuns: hemograma, bioquímicos, raspado de pele, citologia de ouvido, coproparasitológico, urinálise, testes sorológicos que fecham diagnóstico de forma rápido e confiável.
Nosso laboratório é conhecido pela agilidade, sem esquecer a qualidade e confiabilidade.

O exame de urina ...
O exame de urina é um método simples, não invasivo, capaz de fornecer uma variedade de informações úteis, que estão relacionadas a patologias envolvendo os rins, bexiga, uretra e algumas patologias sistêmicas como diabetes mellitus, hepatopatias, entre outras.
Apesar de simples, diferentes técnicas encontram-se envolvidas na sua realização, sendo estas:
- Análise física (aspecto, cor, odor e densidade).
- Análise Química (acetona, bilirrubina, urobilinogênio, sangue oculto, glicose, nitrito, pH, proteínas e leucócitos).
- Análise microscópica do sedimento (células, hemácias, leucócitos, cristais, cilindros, bactérias, espermatozóides nos machos).
Os distúrbios renais podem ser de caratê agudo ou crônico e levam a diversas manifestações clínicas, portanto associar análises laboratoriais é de extrema importância para um diagnóstico preciso.
Dentro da Urinálise pode ser feita a relação proteína:creatinina urinária (UPC) que é um dos métodos que podem avaliar a doença renal precocemente.

A primeira urina do dia é a ideal para a realização do exame, desprezando sempre o primeiro jato e coletar no mínimo de 5 a 10 ml de urina.

Yasmin Rossini Leite
CRMV - 42737

Valéria de C. M. Matsuo
CRMV - 06825