Dicas petDoenças

Cachorro perdendo pelo

By 19 de julho de 2021julho 21st, 2021No Comments

Cachorro perdendo pelo

Todo cão solta pelos, e isso não quer dizer que ele está necessariamente doente. Independentemente da raça, do porte ou do peso, todos os cachorros perdem pelos com frequência. A queda fisiológica acontece em decorrência do envelhecimento natural dos pelos do animal, fazendo com que os velhos caiam e outros cresçam mais sadios e mais fortes. Para esse tipo de situação, é necessário manter a higiene adequada da pelagem e adotar o hábito de escovação, além de proporcionar uma dieta rica em nutrientes para assegurar a saúde do organismo do pet e, consequentemente, o crescimento/troca normal dos pelos.

Há também a perda de pelo sazonal, ocasionada pelas mudanças climáticas. Geralmente, os cães ganham uma nova pelagem, mais curta e fina, durante o verão, e no outono, por sua vez, perdem esses pelos e ganham novos, dessa vez mais espessos e fortes. Esse ciclo também é natural, e o controle deve ser realizado por meio de banhos, escovação e alimentação adequada, como no caso da queda fisiológica.

Entretanto, quando a queda de pelo em cães se torna incontrolável, ou seja, em uma maior proporção do que o normal, está na hora de procurar um veterinário e consultar as possíveis causas, pois é muito provável que a perda de pelos seja sintoma de algum tipo de doença, como a sarna e outras dermatites caninas.

Pelo de cachorro caindo: possíveis causas

Muitas enfermidades podem ocasionar a queda anormal de pelos, entre elas infecções, alergias e falta de vitamina no organismo. Outra doença muito comum relacionada a esse sintoma é a doença do carrapato, bem como o contato com parasitas, infecções bacterianas, gravidez, queimaduras de sol, intoxicação, problemas de tireoide e intolerância alimentar e medicamentosa.

A queda ou falhas no pelo do cachorro, por exemplo, estão geralmente associadas a dermatites como micoses, sarna e eczemas, um tipo de inflamação cutânea. A falta de vitamina A também pode ser a principal causa da queda intensa, uma vez que a avitaminose é responsável pela perda do brilho e da resistência dos pelos, ocasionando a queda.

Visto isso, há diversas causas da queda de pelo, sendo elas naturais ou não. Por isso, é importante manter uma rotina de consultas veterinárias para assegurar que o distúrbio não seja nenhum sintoma de alopecia, falta de vitamina ou qualquer outra enfermidade.

Cachorro soltando muito pelo: diferentes tratamentos

Como dito anteriormente, há diversas causas para esse tipo de distúrbio. Consequentemente, há diferentes tipos de tratamento. Os diagnósticos são, geralmente, realizados por meio de exames visuais, biópsia de pele ou exames de sangue e urina. Tanto o tratamento quanto os resultados dependem do estado clínico do cachorro.

Fonte : www.petz.com.br